Constituição Federal

Art. 5º, inciso

IV - A livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

domingo, 11 de dezembro de 2011

Custo do plebiscito.


O custo não está exagerado????
Com todo respeito ao instituto, que é instrumento democrático e deve ser estimulado sem exageros, devemos ficar atentos para o custo.

É de se questionar o custo do plebiscito e a forma voraz com que o TSE passa a defender, de forma implicita, a realização frequente deste tipo de consulta.

Se temos a infraestrutura: urnas, sistema, covocação não onerosa de mesários e servidores, onde foi gasto o montante divulgado,  qual o órgão que fiscaliza o custo deste tipo de atividade?

A democracia deve ser exercida em plenitude e em todas suas formas,  mas o custo deve ser analisado e haver transparência e fiscalização, senão corremos o risco de estar "abrindo mais uma torneirinha" ou mesmo do plebiscito virar uma galinha dos ovos de ouro.

"O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, disse que o plebiscito no Pará serviu de teste para a Justiça Eleitoral realizar plebiscitos anualmente com urnas eletrônicas. Lewandowski afirmou também que será possível realizar consultas populares  e eleições concomitantemente. As declarações foram feitas por volta de 20h deste domingo (11), após o ministro confirmar a vitória do “Não” à divisão do Pará."N.G

" (...)o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou em entrevista coletiva em Belém que a votação é histórica. Segundo balanço preliminar, o pleito custou R$ 19 milhões, o que está abaixo da previsão inicial, de R$ 25 milhões. O presidente do TSE disse ainda que não houve registro de ocorrências no Estado, apenas a apreensão de material ilegal em Belém.

Um comentário:

  1. Oi Geraldo
    Gostei muito do seu Blog,fiz uma visita completa das postagens antigas as mais recentes, e foi gratificante. Parabéns.

    ResponderExcluir