Constituição Federal

Art. 5º, inciso

IV - A livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

segunda-feira, 28 de abril de 2014

JUSTIÇA OU INJUSTIÇA?

Presidente Fernando Collor de Melo,
ao fundo estampa parcial da Bandeira do Brasil
Justiça ou INJUSTIÇA?

Uma pessoa que por mais de VINTE ANOS, sofre injusta acusação, é massacrado psicologicamente, sofre todo tipo de infâmia e difamação, publicamente é execrado, pois bem, ao final do processo essa pessoa é declarada INOCENTE.

Passado tantos anos, ainda que ao final o réu seja declarado inocento, isso é JUSTIÇA ?

Eu já tratei desse assunto em outra oportunidade, porém hoje me vejo na necessidade de mais uma vez retomar o assunto, na voz de um caso concreto...

Trecho do discurso do "ex" Presidente Fernando Color de Mello.

O ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) usou a tribuna do Senado nesta segunda-feira (28) para comemorar a última absolvição no processo a que respondia no STF (Supremo Tribunal Federal) por acusações à época em que era presidente, e questionar: "quem vai me devolver o que me foi tomado?".

Collor citou que a "angústia" e o "padecimento" por 22 anos que acabaram com a inocência declarada pelos ministros na última quarta-feira (24). Collor foi absolvido pelo STF por falta de provas no processo em que era acusado de chefiar um esquema receber propina para facilitar licitações.

"Após mais de duas décadas de expectativa e inquietações, de injustiças, quem poderá me devolver agora tudo que perdi? Quem poderá me devolver? A começar pelo meu mandato e o compromisso público que assumi, a tranquilidade perdida, a retratação proporcional, a injustiça sem culpa, vitimado sem dolo e responsabilidade por atos inventados", questionou.

Collor ressaltou que foi investigado em mais de 50 processos no Supremo. "O que nos resta agora é refletir, em que pese ter sido o homem público mais investigado do país. Fui absolvido de todas, absolutamente todas. Estou inocentados de todas a delações, repito: inocentados de todas as delações! A ninguém mais dado o direito de dizer o contrário ou fazer meras ilações", afirmou o senador.

O ex-presidente disse ainda que o estigma e a fama que lhe couberam nas últimas décadas serão superados. "Enquanto não fosse absolvido, cairia a pecha de réu, de acusado. A recorrente dúvida de todos a sua honestidade. Nada mais desumano para quem tem a consciência limpa e correta", disse.

Fonte de pesquisa: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/04/28/apos-absolvicao-collor-pergunta-quem-me-devolvera-o-que-me-foi-tomado.htm
https://www.google.com.br/search?q=fernando+collor+de+mello+-+presidente&espv=2&es_sm=93&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=o65eU4jZIK3fsATxuoLwDw&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1160&bih=692#facrc=_&imgdii=_&imgrc=04HhoX1noFvuHM%253A%3Br2vy4qEud4CKJM%3Bhttp%253A%252F%252Fblogs.band.com.br%252Fmiltonparron%252Ffiles%252F2012%252F09%252FPresidente-Collor.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fblogs.band.com.br%252Fmiltonparron%252Fas-carrocas-do-collor%252F%3B400%3B625

Nenhum comentário:

Postar um comentário