
22de abril Nasa divulga imagens de nosso planeta para comemoração do Dia da Terra http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/album/110422_dia_terra_album.jhtm?abrefoto=1
Terra
Dia 22 de abril, embora pareça um dia comum, a data foi escolhida para celebrar o DIA DA TERRA, uma boa ocasião para refletirmos sobre o que temos feito em nossa rotina individual para compensar nossas agressões à natureza (reduzir o passivo ambiental).
Vivemos um momento em que a sociedade é bastante consumista, temos tudo em demasia e a extravagância é generalizada. Em casa consumimos água em proporção 70% maior do que realmente necessitamos, ao abrirmos a torneira despejamos pelo ralo o líquido precioso.
Aliás, adiante falaremos da coleta de esgoto e só para você ir refletindo, quero aqui deixar uma pergunta: o que você faz com as gotinhas de óleo de fritura saturado? Despejar no ralo ajuda a obstruir a rede de esgoto!
Energia elétrica, a preguiça de ligar e desligar interruptores a medida que nos deslocamos entre cômodos da casa causa o desperdício de uma grande quantidade de energia elétrica.
Onde estão as políticas públicas em favor do meio ambiente?
Faltam ensino e conscientização ambiental, as concessionárias de serviços de água e esgoto, recebem pelo serviço e não retribuem. Pagamos pela coleta e tratamento do esgoto e continuam despejando nos córregos e rios, verifique em sua conta e perceberá que o mesmo valor que você consome em água é atribuído ao esgoto, ou seja, se consome R$100,00 de água sua conta será de R$200,00 graças ao esgoto (que não é tratado). As prefeituras e o poder público nem toca no assunto, é como se o tema não existisse.
Os “ambientalistas” de plantão gritam quando ocorre o corte de uma árvore que por algum motivo deve ser cortada, quando na realidade deveriam cobrar do poder público uma política permanente de plantio de árvore, justamente para propiciar que as árvores adultas ao completarem seu ciclo possam ser suprimidas sem prejuízos ambientais. A arvore assim como tudo na vida tem um ciclo: nasce, cresce e morre, algumas ficam doentes e precisam ser suprimidas, outras são plantadas de forma inadequada e quando crescem oferecem risco às pessoas e também precisam ser suprimidas.
Bem, podemos verificar que ações mínimas podem nos propiciar uma excelente qualidade de vida e um meio ambiente saudável.
E viva a terra!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário