Constituição Federal

Art. 5º, inciso

IV - A livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sociologia & Eu, passo a passo.

Sociologia...

Este trabalho será dedicado ao conhecimento e entendimento da sociologia e seus reflexos na vida dos indivíduos, pretendemos com isso cumprir o instinto de eterno aprendiz e simultaneamente transmissor de conhecimentos que habita em algumas pessoas, fase em que compartilhamos com outros o entendimento sobre esta ciência, a sociologia.

O plano é relativamente simples: primeiro passo, espaço no qual procuramos conceituar a sociologia no prisma do dia a dia das pessoas, com uma observação atual do cotidiano; passo seguinte, onde aprofundamos a pesquisa dentro do nosso prisma (cotidiano atual), com o olhar para estudos e pesquisas anteriores, assim nos permitiremos “conhecer” o já existente; caminhada, o “fechamento” das etapas anteriores, com o entendimento que a jornada é longa e a vida segue, portanto a caminhada não se esgota e sempre estará sujeita às circunstâncias e profundas transformações.

Com atenção nas características do presente, olharemos o passamos e tentamos propor um futuro. Assim nosso trabalho dará privilégio a uma linguagem usual, na busca de encontrar o encantamento devido à sociologia, portanto evitaremos sempre que possível termos técnicos e de “expertise”.

Primeiro passo



Em que pese o termo Sociologie tenha sido criado por Auguste Comte (em 1838), que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a história, a psicologia e a economia —, Montesquieu também pode ser encarado como um dos fundadores da sociologia — talvez como o último pensador clássico ou o primeiro pensador moderno.

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

Guardo o entendimento que a sociologia estuda os eventos e sua repercussão nos grupos sociais. O reflexo dos eventos na vida do coletivo deve ser tarefa primordial à sociologia, sendo que a observação do fenômeno/evento em sua raiz poderá permitir intervenções e orientações visando minimizar os aspectos negativos (prevenção) ou até mesmo recompor à situação anterior, orientando no que diz respeito às expectativas destes grupos, que potencialmente sofreriam o resultado do evento observado. Seria assim a sociologia uma ciência de ativismo em favor do coletivo, deixando o campo da inércia/dormência para ATUAR EFETIVA E POSITIVAMENTE.

Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas dos estudiosos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente são o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica, é a sociedade civil organizada.

Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

A sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas; e também se interessa por eventos únicos sujeitos à inferência sociológica (como, por exemplo, o surgimento do capitalismo ou a gênese do Estado Moderno), procurando explicá-los no seu significado e importância singulares).


Pensar na sociologia como mera observação de atos não parece adequado, uma vez não teria o papel de ativismo sociológico, esvaziando-se em sua função social. Se há pretensão de uma ciência útil, não se pode afastar da função social do conhecimento, qual seja: integrar valores positivos ao seu resultado final mediante interação. O conhecimento ou observação dos atos por si nada significa, seria como olharmos uma pessoa a caminho do precipício e ficarmos estáticos no campo da observação. Conclui-se que o estudo da sociologia não só espera entender o que une os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social, neste ponto encontra-se o ativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário